Mundialmente o dia da liberdade de imprensa é comemorado no dia 03 de maio, mas no Brasil desde 1977, celebra-se o dia nacional da liberdade de imprensa no dia 07 de junho.
Quase tudo o que sabemos sobre o mundo e a sociedade, sabemos através da mídia.
A mídia tem papel importantíssimo para o desempenho da liberdade de expressão e o direito à informação que permite ao ser humano o exercício da cidadania.
O acesso à informação é um direito humano fundamental para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU em seu artigo 19 estabelece que “todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão”, esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
Para além de seu papel na garantia do direito à informação, jornalistas, comunicadores e veículos da imprensa desempenham um papel essencial no fortalecimento da democracia. Assim, ao tempo em que a imprensa cumpre o requisito legal de informar, exerce o seu direito de informar de forma livre, com fidelidade aos fatos, trazendo informação correta e precisa, que sejam de interesse público, respeitando o direito à privacidade do cidadão, praticado a verdadeira comunicação cidadã.
Vivemos em um País “democrático”, o direito de liberdade de expressão, o direito à informação com pluralidade de opiniões de forma livre e sem censura torna o direito à cidadania mais evidente. Pois se há um direito que permite o acesso aos demais direitos é o de informar e ser informado.